Informática Educativa I :: Projeto de Aprendizagem
|
Título: “UMA CERTA PARÁBOLA”
|
Nome do Aluno: Jean Pierre Lima da Cunha
|
1. Disciplina e anos envolvidos:
Matemática – 1º ano do Ensino Médio
|
2. Tema central:
Função Quadrática
|
3. Temas de apoio:
- Plano cartesiano;
- Par ordenado;
- Equações do 2º grau;
- Valor numérico de uma expressão algébrica.
|
4. Justificativa:
Pretende-se mostrar nesse projeto, o comportamento da parábola, quando se alteram os coeficientes a, b e c da função quadrática.
|
5. Objetivos gerais e específicos:
No geral deseja-se mostrar para os alunos que a função quadrática pode ser compreendida de forma mais visual, quando trabalhado com o auxílio de softwares matemáticos. Interessa aqui poder comprovar aquilo que foi visto na teoria, através de demonstrações informais e adequadas.
Como objetivo específico pretende-se primeiramente garantir de forma concreta a associação das funções quadráticas com o seu gráfico, no que tange aos coeficientes a, b e c. É importante frisar que muitos alunos aprendem este conteúdo de forma bastante abstrata, contribuindo assim para uma aprendizagem descartável e sem muitas aplicações.
|
6. Enfoque pedagógico :
Propor que os alunos em laboratório de informática se reúnam em grupos de três para elaboração das atividades. Pedir os alunos que debatam entre si o próprio professor os assuntos estudados na aula teórica sobre função quadrática. Após isso, eles serão orientados pelo professor a construir primeiramente, com o auxílio do Geogebra, o gráfico da função y=x2. Solicitar que eles alterem o valor de a para a=2, a=4 e a=8, registrando as mudanças existentes na parábola. Fazer o mesmo com a=1/2, a=1/4 e a=1/4. Dando continuidade a atividade, pedir que os alunos construam no Geogebra o gráfico da função y=-x2 e registrem suas conclusões. Agora é só analisar o que acontece quando mudamos os valores de b (lembrar aos alunos que na função y=x2, b=0). Sugerir que os alunos trabalhem com b=1, b= 2 e b=3. Verificar o comportamento da parábola e fazer o mesmo com b=-1, b= -2 e b=-3. Mais uma vez pedir que os alunos registrem as alterações no comportamento da parábola. Por fim concluir junto aos alunos o comportamento da parábola quando se altera o valor de c. Solicitar que os alunos construam o gráfico da função quadrática, para c=1, c =2, c =3, c =-1, c =-2 e c =-3. Como conclusão, pedir que os alunos apresentem e exponham os seus trabalhos para os demais grupos.
|
7. Recursos tecnológicos:
- Utilização de Notebook, Data show e Software Geogebra;
- Laboratório de informática;
|
8. Etapas e suas estratégias de realização:
- Divisão de Grupos para elaboração das atividades;
- Discussão no Grupo;
- Apresentação do tema;
- Apresentação e exposição do Trabalho
|
9. Definição de papéis:
O principal papel dos alunos é de investigar as relações existentes entre os coeficientes de uma função quadrática e o seu gráfico, conjecturando um artifício de aprendizagem prático-pedagógico.
O principal papel do professor é mediar e propor técnicas que facilitem uma melhor elaboração da tarefa.
|
10. Sites e bibliografia de apoio:
- GIOVANNI, José Ruy. Matemática: uma nova abordagem, vol.1: versão trigonometria /Giovanni, Bonjorno. São Paulo, FTD, 2000.
|
11. Coleta de dados:
- Sites de buscas(Google);
- Livros didáticos.
|
12. Seleção do material:
Material proposto pelo próprio professor.
|
13. Programação visual:
Os alunos gravarão os seus arquivos numa pasta para serem apresentados em sala de aula com o auxílio de um note book e Datashow.
|
14. Meios para a execução:
- Laboratório de informática para elaboração das atividades;
- Sala de Aula para exposição e apresentação do Trabalho.
|
15. Avaliação:
- Com a aplicação desse projeto em turmas de 1° ano do Ensino Médio, espera-se uma melhor assimilação com mais rigor por parte dos alunos. Requer que daqui para frente toda abordagem relacionada ao gráfico das funções quadráticas, esteja a mercê de qualquer aluno capaz de melhorar sua aprendizagem.
|
16. Cronograma:
Esse projeto terá uma semana(6 horas aulas) para ser concluído, da seguinte forma:
-Pesquisas e discussões entre colegas de sala e professor;
-Elaboração das atividades;
-Apresentação e exposição dos grupos
|
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
PLANEJAMENTO INOVADOR:“UMA CERTA PARÁBOLA”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
excelente planejamento!
ResponderExcluir